continuação...Hipócritas politicamente corretos.

Posted by Solipsismo Subversivo | Posted in | Posted on terça-feira, março 23, 2010

“Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.” Oscar Wilde

Falar sobre hipocrisia é apontar o dedo para nós mesmos como seres humanos ou indivíduos sociais. O homem é o único ser que mente em toda a natureza, e isso é parte da natureza do homem, ou do contrario não conseguiríamos conviver em sociedade.
Alguém pode me questionar: Então agora a mentira é um requisito social?
Sim! E sempre foi, é por isso que estamos sob a ótica da sociedade, organizados civilizadamente. A hipocrisia pode não ser tão deplorável quanto parece, e até pode se tornar uma virtude dependendo do contexto. Não podemos fugir do que somos em essência, nossa moral forjada no espírito socrático-platônico da Grécia antiga que segue até os dias de hoje.


"Nada mais hipócrita que a eliminação da hipocrisia." Friedrich Nietzsche


Ps. Por favor, mantenha uma distância segura de mim caso lhe incomode a forma como escrevo.

“Para ser popular é indispensável ser medíocre.” Oscar Wilde

Hipócritas politicamente corretos.

Posted by Solipsismo Subversivo | Posted in | Posted on sábado, março 20, 2010

Até que ponto a moral e os bons costumes nos transformaram em hipócritas politicamente corretos?
 Exemplos:
Você diz : -Bom dia! Quando na realidade o dia está péssimo? 
Você elogia uma beleza que não existe, para ser gentil e educado?
Essa mesma gentileza lhe faz omitir, mentir, dissimular sentimentos verdadeiros e a realidade de fatos?

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. Moralmente designa pessoas que representam, que fingem comportamentos.  
Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités". Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. É daí que o termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.
O cientista cognitivo Keith Stanovich fez uma carreira do estudo da hipocrisia. Ele defende que os hipócritas são na verdade a classe mais nobre das pessoas.

François Rochefoucauld revelou, de maneira mordaz, a essência do comportamento hipócrita: "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude". Ou seja, todo hipócrita finge emular comportamentos corretos, virtuosos, socialmente aceitos.
 
A Máscara do Esquecimento e do Equívoco
Sob a máscara do esquecimento e do equívoco, invocando como justificação a ausência de más intenções, os homens expressam sentimentos e paixões cuja realidade seria bem melhor, tanto para eles próprios como para os outros, que confessassem a partir do momento em que não estão à altura de os dominar.

Sigmund Freud, in 'As Palavras de Freud'

A Hipocrisia do Conselho
Nada é mais hipócrita do que pedir ou dar conselhos. Quem pede, parece ter um respeito venerando pelos sentimentos do amigo a quem os pede, mas, no fundo, quer é fazer aprovar os sentimentos próprios e, assim, tornar o outro responsável pela sua conduta. Por outro lado, o que presta os conselhos retribui a confiança que lhe é dada, com um zelo ardente e desinteressado, apesar de, quase sempre, querer, através dos conselhos que dá, satisfazer os seus interesses ou a sua glória.

La Rochefoucauld, in 'Reflexões'

A Hipocrisia do Ser
Para que servem esses píncaros elevados da filosofia, em cima dos quais nenhum ser humano se pode colocar, e essas regras que excedem a nossa prática e as nossas forças? Vejo frequentes vezes proporem-nos modelos de vida que nem quem os propõe nem os seus auditores têm alguma esperança de seguir ou, o que é pior, desejo de o fazer. Da mesma folha de papel onde acabou de escrever uma sentença de condenação de um adultério, o juiz rasga um pedaço para enviar um bilhetinho amoroso à mulher de um colega. Aquela com quem acabais de ilicitamente dar uma cambalhota, pouco depois e na vossa própria presença, bradará contra uma similar transgressão de uma sua amiga com mais severidade que o faria Pórcia.
E há quem condene homens à morte por crimes que nem sequer considera transgressões. Quando jovem, vi um gentil-homem apresentar ao povo, com uma mão, versos de notável beleza e licenciosidade, e com outra, a mais belicosa reforma teológica de que o mundo, de há muito àquela parte, teve notícia.
Assim vão os homens. Deixa-se que as leis e os preceitos sigam o seu caminho: nós tomamos outro, não só por desregramento de costumes, mas também frequentemente por termos opiniões e juízos que lhes são contrários.

Michel de Montaigne, in 'Ensaios - Da Vaidade' 

ps: Haverá continuação desse post, peço desculpas pela ociosidade no blog, minha ausência são pelas provas na faculdade, logo que passe esta semana voltarei com uma frenquência melhor de postagens.

Pesquisar este blog