Doppelgänger

Posted by Solipsismo Subversivo | Posted in | Posted on sexta-feira, janeiro 22, 2010

Um ser mitológico germanico que tornaria-se uma cópia perfeita de uma pessoa que interesse para ele se tornar e seguir. Cada um de nós pode ter o seu Doppelgänger que teria nossas caracteristicas fisicas e emocionais. A denominação Doppelgänger para tal criatura, se origina de duas palavras alemãs doppel (réplica ou duplicata) e gänger (andante).

A mitologia trata que este ser duplicado, seria nosso eu mau, ou o nosso oposto (se a pessoa for boa ele será mau, mas se a pessoa for má ele será bom) ou seria um sinal de mal agouro pois seria a própria alma em carne fora de seu corpo e isso representaria uma morte próxima.

De qualquer forma há algo sombrio em nosso
Doppelgänger, a maior parte das previsões sobre sua visão são negras, de caos e grande perigo e até a tentação de manipular o copiado para fazer crueldades e absurdos que não cometeria. Existem aqueles que defendem, e acreditam que o Doppelgänger seja um oráculo intuindo idéias prosperas e ampliando a percepção e com isso evoluindo a mente.

A visão dessa lenda é explicada pela conhecimento científico do cérebro, no caso haveria uma disfunção ou um mal funcionamento da integração das sensações na organização cerebral dessas sensações de nosso redor e a posição do corpo, sendo compreendia neuralmente como uma sensação extracorpórea separando assim os sentidos físicos visual e tátil tornando a representação espacial física inconsciente da posição do corpo, essa seria uma explicação.

Um possível caso de
Doppelgänger seria o da professora Emilie Sagée, de 32 anos. Ela alega ter visto seu Doppelgänger do outro lado da janela da sala de aula onde lecionava.

Os seus alunos também viram o
Doppelgänger da professora e ficaram chocados. O Doppelgänger da professora apareceu quando ela escrevia no quadro-negro e outras vezes pelos corredores da escola. Esse acontecimento resultou na demissão da professora. O caso foi contado pelo escritor estadunidense Robert Dale Owen.

A questão é de quem realmente somos, cópia ou copiados, e tudo o que nos faz únicos em nossa referência humana e princípios éticos são uma farsa de nosso doppelgänger.

Comments Posted (12)

  1. Não caindo no mérito da utilidade das inutilidades nos assuntos discutidos e sua veracidade ou não, vamos apenas utilizar o livre pensamento para argüir nosso mundo particular.
    Cada um possui uma verdade e somos igualmente diferentes quando acreditamos, só que essa verdade individual que nós dá características intransferíveis de vida, nós assemelha no produto final que chama-se humanidade. Um Doppelgänger põe a nossa frente o desejo do que somos, as idéias que temos em mente e a coragem de realizar. Se considerarmos os universos paralelos, em que todas as possibilidades acontecem, já vivemos tudo o q nos foi possível, até na escolha em que não seguimos, já aceitamos e vivemos.

  2. Se Doppelgänger seria como uma "réplica ambulante" em português, como dizer "Réplica Ambulante" em alemão? Doppelgänger?
    Troque todas as versões do termo alemão no texto pela tradução portuguesa e veja que como o Doppelgänger perde todo o seu poder. Não há mais essa névoa de assombro mitológico e agora, o texto soa como alguém gritando: "Eu vi um duende!"
    Dizer que viu seu Doppelgänger pode gerar espanto em alguém, ou admiração. Como pode alguém se manter tão sóbrio diante de algo tão inusitado?
    Dizer que viu sua cópia andando por aí é constatar o fato de que a junção temporo-parietal de seu cérebro não tá funcionando bem.
    Doppelgänger, Deus , Diabo, são apelidos de nossos desejos. Nomes dados à falta de coragem assumir que o mundo tem a cara dos nossos atos.

  3. Legal.

  4. Nossa.. nunca tinha ouvido falar, mas achei muito interessante! O conceito do eu mau já conhecia, mas não dentro da mitologia...
    A história da professora foi bem instigante...
    Adorei a Postagem!
    ;D

  5. Nunca tinha ouvido falar em Doppelgänger (sou um desastre em alemão, quase não sai), mas já tinha ouvido falar que em algum lugar no mundo existe alguém igual a nós esteticamente, entretanto não sabia nada sobre a sua "alma".
    excelente texto parabéns.
    www.arthurmelo.sintoonize.com

  6. Nunca tinha ouvido falar nele não! Achei bem interessante :) Mal conhecia o conceito, dentro da mitologia então. Adorei *-*
    Beijos :*

  7. Eu não sabia disso. Será que eu sou eu? Ou sou meu doppelgänger?
    Abraço

  8. to te seguindo , bjo

  9. Haha, não sabia!
    Bom post :)
    Se quiser, siga
    http://davontadedeler.blogspot.com/

  10. achei muito interessante, até porque eu gosto muito de mitologia, e essa história da professora é mesmo veridica? isso não intendi muito bem...

    gostei muito do post

  11. Interessante essa história eu ainda não conhecia, é verdadeira essa hitória?

  12. Gosto muito do meu Doppelgänger... ele me dá bons conselhos sobre a vida e a morte.

Pesquisar este blog