Gnothi seauton ou nosce te ipsum (Conhece-te a ti mesmo)

Posted by Solipsismo Subversivo | Posted in | Posted on sábado, janeiro 30, 2010

A proposta inicial do blog é filosofar, transcrever para o nosso dia-a-dia uma realidade de pensamento que pode ser retirado sobre qualquer assunto. Pode-se encontrar futuramente, uma questão sobre a metafísica dos pensamentos do Charlie Brown, aquele do desenho. Poderemos falar sobre cozinha, arte, história, lendas e mitos, tudo o q o pensamento do homem foi capaz de criar ou modificar no mundo que conhecemos, e ir além questionando a proposta dessas questões em nossa vida cotidiana.

Antes, porém colocarei uma explicação breve sobre filosofia:

“A filosofia começa quando a pessoa aprende a duvidar.” Socrates

A filosofia significa e abrange cinco campos de estudo e discurso:

"A lógica (tenta compreender e orientar), a estética (é a filosofia da arte), a ética (estuda a conduta ideal), a política ( estuda a organização social), e a metafísica que é a realidade máxima de todas as coisas inclui a matéria(ontologia) e mente(epistemologia)".(A História da Filosofia-Will Durant)

O mesmo Sócrates da frase citada escreveu que devemos ter cuidado para perceber quando nossas crenças preferidas se tornam certezas. É impossível mudar a visão de quem acredita estar certo, a certeza de ter certeza lhe colocar numa posição de que se você mudar estará passando para o lado errado. Precisamos reconhecer que não há verdade absoluta inclusive esta, não podemos consentir o pensamento humano tornar-se demasiado para a mente humana.

Comments Posted (2)

  1. Olá, cheguei aqui através do orkut. Gostei da proposta do blog, e gosto muito desse tipo de discussão, apesar de ser da área de exatas. A partir do momento em que o homem discute a filosofia como ciência temos então um avanço no entendimento da existência.
    Parabéns e estarei acompanhando a partir de agora, se possível de uma olhada no meu, www.estranhonastrevas.blogspot.com tenho um de ciências mas está desatualizado. Seria interessente trocar idéias inteligentes.

  2. " A fé não quer saber o que é verdade." Nietzsche

Pesquisar este blog