Novos feudos e auto-afirmação das hordas pós-modernas

Posted by Solipsismo Subversivo | Posted in | Posted on terça-feira, fevereiro 02, 2010


O método desenvolvido para mostrar a todos, que algo pertencia a uma determinada pessoa, como a marcação de gado, por exemplo, tem sua função desde o início das civilizações. Na mesopotâmia objetos eram marcados com a designação do projeto a qual se destinava e do monarca do reino em que foram confeccionados. Gregos e egípcios que praticavam a exportação, usam de sinais identificativos de suas lojas, origens e procedimentos de confecção em seus artefatos. Esse modo declinou na idade média e ressurgiu com o Renascimento. Vertentes dessa prática foram desenvolvidas e associadas em diversas sociedades, como os brasões, tapetes e tecidos, marcas d água, papeis timbrados, logotipos, tipografias, e até o kilte escoces, etc . Diante desse cenário surgiram leis de proteção contra a contrafação que hoje conhecemos como pirataria ou falsificação.
E onde chegamos?
Por qual motivo troca-se de um carro em perfeito estado por um modelo do ano alguns meses mais novo? Ou compramos aquele celular recém lançado e caríssimo? Por que andar com uma roupa com o nome da grife estampada no peito? Para mostrar aos outros nosso poder aquisitivo? Para mostrarmos que somos como gados marcados, pertencentes a uma tribo, grupo ou classe social seleta? Nossa personalidade tem preço? Quando se paga por uma autenticidade devemos mostrá-la. Isso é muito original não acham? Não há diferença dos objetos para o que somos hoje, devotos das marcas, uma horda subserviente à mídia. 
Identidade é um conjunto de características exclusivas que com as quais cada pessoa se torna singular mesmo diante de seus semelhantes, mas essa identidade é individual e estamos sendo moldados para uma identidade coletiva. Uma horda pós-moderna pertencente ao feudo consumista.
Pergunto novamente, onde chegamos com esse instinto de rebanho?

Comments Posted (17)

  1. Fascinante reflexão, ornada de uma magnânima consciência "per si". De fato, o mundo hodierno é marcado por essa psiquê de rebanho, onde se pertence a este ou aquele curral facilmente identificável pela "marca" exibida.

  2. Este comentário foi removido pelo autor.
  3. REALMENTE HOJE EM DIA AS PESSOAS ESQUECEM QUE SÃO ANIMAIS RACIONAIS.QUE CADA UM TEM SUA PRÓPRIA OPINIÃO, QUE UMA PESSOA É DIFERENTE DA OUTRA,
    E INFELIZMENTE ACABAM SE TORNANDO PESSOAS IGUAIS CONFORME A VONTADE DA SOCIDADE.

  4. Muito interessante o seu texto, vou atpe dar uma lida nos textos anteriores.


    Beeijo
    http://otempoeseusmomentos.blogspot.com/

  5. Olha ... ando por muitos blogs, nessa brincadeira de trocar comentários e raramente gosto de algo. Quase sempre o conteúdo é sofrível - isso, quando HÁ algum conteúdo.

    Adorei seu texto e concordo inteiramente. Poderia até mesmo complementá-lo com diversos outros aspectos dessa odiosa onda de coletivismo que assola nossa sociedade e que é insuflado pela "grande mídia": não é só no que se consome, é também na maneira de agir e, pior que tudo, na maneira de pensar.

    Muito bom, continue escrevendo.
    E visite-nos, vc certamente vai se identificar com os artigos da Stella Benevides.

  6. Somos rotulados por tudo a nossa volta,cada um tem que ter a sua própria opinião, seu próprio modo, não seguir o modo que os outros querem, eu não sigo os outros e nem quero seguir,posso até parecer "careta", mas nem me importo,gosto de agir da minha maneira.

    O seu blog é muito bom, e interessante!

  7. Adorei continue com esses textos maravilhosos,que comentarei sim viuuuuuuuuuuu!!!!!!

  8. Tudo isso é influencia que chegou o marketing em nossas vidas. Nossa sociedade é uma máquina de consumo e o capitalismo atual baseia-se neste consumo desenfreiado, poucos conseguem ficar fora disso...

  9. bem escrito
    seguindo
    ^^

    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

  10. Finalmente algo de fundamento nessa de trocar comentários. Concordo, já que o prazer para a maioria é a exterioridade e a inveja um elogio.

    Baita blog!

  11. Finalmente algo de fundamento nessa de trocar comentários. Concordo, já que o prazer para a maioria é a exterioridade e a inveja um elogio.

    Baita blog!

  12. Finalmente algo de fundamento nessa de trocar comentários. Concordo, já que o prazer para a maioria é a exterioridade e a inveja um elogio.

    Baita blog!

  13. Identidade e personalidade é tudo

    muitos hoje em dia nao possuem uma

    http://italoopensador.blogspot.com/

    xD

  14. bem interessante o que vc trouxe, concordo, as pessoas fazem isso para se inserir na sua época, o que é uma pena, pois as pessoas poderiam tentar refletir mais sobre quem são e porquê estão aqui.

  15. Tenho uma certa ojeriza para com essas pessoas que não conseguem se quer definir quem são sozinhas. A identidade é único,quando estudamos esse assunto na psicologia podemos ter uma visão melhor.

  16. O conformismo, a necessidade de se igualar é algo que não faz sentido. já dizia darwin, a sobrevivencia das especies surge da diferença. adorei o teu blog, estou seguindo, espero que visites o da minha banda, vale mesmo a pena conferir.
    www.vozesdosanjos.blogspot.com

  17. Pois é... Uma ótima reflexão :) Dos exemplos citados, só não abro a mão de trocar os computadores de ano em ano, mesmo não precisando. Mas celular, roupa, carro (não tenho), para mim tanto faz!

    []'s

Pesquisar este blog