Até onde chegará a empresa Google?

Posted by Solipsismo Subversivo | Posted in | Posted on segunda-feira, setembro 06, 2010


Nasceu como um site de buscas, mas hoje...

Tem mais de bilhão de páginas indexadas, implantou a feramenta de compras Frogle, incorporou o Pyra Labs (desenvolvedor do Blogger), introuziu o Gmail, GoogleMaps, pagou mais de um bilhão e meio pelo YouTube, criou a fotografia ao nível da rua com o StreetView, saiu com o primeiro aplicativo para iPhone e lançou o Knol (uma versão Google da Wikipédia), e a partir do ano que vem, anunciou na feira de Frankfurt, irá vender livros digitais.

Há cinco anos o Google decidiu digitalizar todos os livros do mundo (alguém duvida que seja possível?), na época a proposta era democratizar o acesso ao conhecimento, isso fez com que universidades como Harvard e Stanford, além da biblioteca do congresso em Washington disponibilizassem seu acervo para digitalização e hoje tudo isso está no Google Books.

Teve gente que não gostou (autores e editoras) pois acharam que era uma apropriação de direitos pela Google e foram a Corte Federal de New York, depois entraram em acordo e agora...

Agora quem entrou na briga foram: Microsoft, Yahoo, e Amazon(dona do Kindle) acusando a Google de violar leis de defesa da concorrência. Criaram a Open Book Aliance para demonstrar rejeição as ações da Google. Só que essa novela não para por aqui e ainda irá longe. A união europeia e o governo dos estados Unidos estão investigando as possibilidades do empreendimento que a Google quer dominar, isso porque muito mais do que oferecer livros digitais está em jogo.

Quando estive na Bienal do livro de SP em agosto, pensei em comprar um livro digital, mas então resolvi fazer uma pesquisa sobre o acervo disponível, e veio então a falta de títulos específicos ou técnicos, tem muita coisa mas a maioria eram romances (odeio). Agora imagine a Google possuindo tudo e cobrando o preço que desejar...monopólio?! Biblioteca virtual?! Não sabemos ainda, mas as articulações estão de movendo...

Aqui no Brasil cem editoras (isso mesmo100, Senac, Cia das Letras, Ediouro etc...) já fecharam contrato com a Goolge Books. Mas e isso tudo na internet não já existe? E-books no MediaFire, Scribd, RapidShared etc...são ilegais sabia?

E o que será esse Google Books, vamos esperar até o próximo ano...

Comments Posted (10)

  1. É o google, né?
    O gigante, daqui a alguns anos estará dominando até o nosso pensamento.

  2. O google lançou uma geração de compartilhamentos onde as principais pessoas q trabalham para eles: somos nós.

    Geramos dinheiro para eles e ainda agregamos o 'conhecimento'.
    De graça rs

    A verdade é que o google tem dinheiro para comprar e está comprando tudo. As empresas acreditam que seja um bom negócio.
    Acho dificil essa história de ler pela internet livros, pq acho muito cansativo. Mas vamos ver no que dá.

  3. esses kras do google sao os krai namoral os caras sao fodas!!!

    www.cacodeplastico.blogspot.com

  4. Bela novela essa do Google, eu nunca tinha parado para prestar atenção na expansão da empresa. Daqui uns dias eles vão chegar a comprar a Globo, a Super Interessante, a Igreja Universal e mais um pouco vão dizer que eles são Illuminattis.

    Desculpe a minha "viagem", eu costumo falar o que me vem em mente.

    Muito bom o seu blog

    Boa noite.

  5. Eu chamaria de Skynet

  6. O mais curioso do seu texto, é que a humanidade sempre almejou esses tempos modernos. Esse futuro sempre povoou o imaginário das pessoas, e agora, que ele chegou, o que antes causava expectativa, passou a causar medo!

    Quem sabe os filmes de ficção que dizem que no futuro o mundo será dominado por tecnologias, e o ser humano será apenas um detalhe, não seja verdade?

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

  7. O Google quer dominar toda a internet e não há concorrência forte o suficiente para evitar isso.

    Em breve o facebook também estará dominando as plataformas sociais e terá integração com quase todos os sites mais importantes - aliás, o criador do facebook não quis vendê-lo para o Google.

    Se o conceito de cloud computing der certo, o google vai dominar toda a computação e, com isso, praticamente dominar o mundo.

  8. Dominar o mundo?

    Crescimento assustador realmente se vc pensar no tempo... Em metade de uma década o Google tomou conta da internet.

    E não tem pra onde correr o google ainda irá tomar posse de muito mais serviços na internet. Tem dinheiro para tal, não tem pq não fazer.

  9. Vai dominar o mundo!!..rs São muito organizados..

  10. Meu nome é Google e quero dominar o mundo (: Palhaçada isso, o livro é do autor e ele faz o que quiser dele. Se quer deixar o google digitalizar bem, se não tudo bem. Eu sou contra em partes porque só incentiva o mundo a ficar grudado na tecnologia e pra mim nada melhor do que ler um bom livro - de papel mesmo por favor.

Pesquisar este blog