Saiba quem você pode acabar elegendo ao votar no palhaço Tiririca

Posted by Solipsismo Subversivo | Posted in | Posted on sábado, setembro 04, 2010

Com uma candidatura ao Legislativo que --entre as bizarras-- conseguiu a maior repercussão até agora, é natural que Francisco Everaldo Oliveira Silva, 45, o Tiririca esteja feliz da vida.(Em entrevista à Folha publicada na semana passada, Tiririca foi questionado sobre os projetos que pretende levar à Câmara. "De cabeça, assim, não dá pra falar", justificou.) Sua campanha atinge com frequência o topo dos "assuntos quentes" no Twitter e seus vídeos passeiam pela casa dos milhões de acessos no YouTube. Mas não é só ele que tem motivos para comemorar esse fenômeno dentro da sua coligação.

A ideia é que uma votação expressiva ajude seus respectivos partidos a levarem outros correligionários para Brasília. Isso ocorre por conta do critério da proporcionalidade previsto pela legislação eleitoral. O número de vagas de cada partido é definido pelo quociente eleitoral --a soma de votos dos candidatos e da legenda dividida pelo número de vagas a que cada Estado tem direito. Desta forma, o sistema proporcional cria a possibilidade de parte das vagas no Legislativo serem preenchida por candidatos que receberam volume de votos nominais pífio. O exemplo mais famoso ocorreu em 2002, quando Enéas Carneiro (1938-2007), do extinto Prona, conseguiu levar consigo cinco candidatos. Entre eles figurava Vanderlei Assis (275 votos nominais), depois condenado pelo TRE por inscrição fraudulenta.
Dependendo do volume de votos de Tiririca no dia 3 de outubro, o pleiteante fantasiado pode ajudar a eleger os seguintes políticos que também disputam uma vaga pelo PR-SP:
 
Valdemar Costa Neto, 61, ex-presidente do PL. Renunciou ao cargo de deputado federal em 2005 para escapar da cassação após ser acusado de envolvimento no caso do mensalão, relativo à suposta compra de apoio de partidos pelo PT. Também foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral de compra de votos nas eleições de 2006 --e absolvido pelo TSE.

Agnaldo Timóteo, 73, cantor. Como vereador por São Paulo, causou polêmica ao tentar emplacar um projeto de lei para mudar o nome do parque Ibirapuera (zona sul) para parque Michael Jackson, em homenagem ao cantor pop morto no ano passado. No horário eleitoral gratuito deste ano, apresenta-se como "herdeiro político" do estilista Clodovil Hernandez (1937-2009).

 Jurandyr Czaczkes, ou Juca Chaves, 71, humorista, músico e compositor, autor das modinhas "Ana Maria", "Que Saudades" e "Pequena Marcha para um Grande Amor". "Não serei um deputado comum, serei também um Menestrel Na Corte [sic], cantarei como sempre fiz, fazendo minhas denúncias em forma de sátiras", promete, no Twitter. Em 2006, tentou se eleger senador pela Bahia com o PSDC --sem sucesso.

entre outros...

para saber o que faz um deputado clik aqui


DIÓGENES MUNIZ
DE SÃO PAULO

Comments Posted (13)

  1. Não entendo o pq as pessoas acham graça a candidatura do tiririca. Acho que isso só banaliza mais ainda a política no Brasil!

  2. parabéns por lembrar isso aos eleitores no seu blog!

    achei demais sua iniciativa!

    protestem votando direito!

    ainda existem boas pessoas!

    (:

    http://preludiopostumo.blogspot.com/

  3. post mt interessante
    mostra quem pode se candidatar
    de humorista até músico sem plataforma de governo
    parabéns

  4. Putz!

    :O

    Por um instante eu até achei engraçado... mas, bixo, se isso é fato, que grandes filhos da puta!!!

    É difícil ter esperança que algo irá mudar mesmo nesse país.

    Nossas piscinas ainda estão cheias de ratos, não tem como evitar!
    Encontrar um candidato em meio a tantos bichos escrotos está difícil .

  5. voto é coisa séria
    a situação realmente é muito complicada..

    seu blog ta show
    passa lá no meu tbm.. tem umas coisas engraçadas
    e para todas as idades, grande abraço...
    http://legaljunior.blogspot.com/

  6. meu maior medo nao é o tiririca fazer um desses se tornar deputado, mas ele msm se eleger. Depois de Clodovil conseguir nao duvido de mais nada.

    mas adorei vc esclarecer sobre o quociente eleitoral. Ha alguns anos aprendi como isso pode nos ferrar, mas para muitos brasileiros.

  7. Cara, fiquei sabendo que o Tiririca era candidato no twitter. Eu fiquei bege, sério mesmo.
    Qualquer um pode deduzir que ele vai ganhar, a politica no Brasil é palhaçada.
    Achei legal sua atitude de criar o post. Se o país dependesse de pessoas como você estavamos todos bem.

    xoxo ML

  8. muito bom o post

    é meu primeiro ano como eleitor me judou bastante

  9. Gostei muito também.. é um texto bem escrito...

    Politica não é brincadeira.. não é humor.. é um momento sério..

    Ao menos, devemos votar conciente.. tentando escolher os melhores - ou os menos piores.

  10. Ridiculo essa candidatura do Tiririca

  11. ainda vai ter pessoas votando nele, asklajskjsk

  12. Realmente, em cada eleição uma nova surpresa.
    Também fiquei sabendo esses dias sobre o que acontece se votar, por exemplo no Tiririca e não residir em São Paulo. Como dizem, ele é um "pesca votos".

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

  13. Gostei muito do Post. Sem dúvida, se alguém sair mal dessa história o mais prejudicado será Tiririca, mas não o repudio, obviamente que não concordo com ele ter sido eleito, mas prefiro 100 "palhaços" a vários corruptos e ocndenados que foram eleitos com margens devoto absurdas, como foi o caso do Garotinho. Parabéns pelo Blog. Se puder, visite o http://sem--hipocrisia.blogspot.com/

Pesquisar este blog